Agradecimentos

Sempre achei que eu fosse escrever meu primeiro texto de agradecimento quando escrevesse um livro… Como vemos, não foi o caso, mas para mim esse projeto é quase como meu "primeiro livro", só que online. Por isso agradeço inicialmente às tecnologias que possibilitaram a veiculação dessa reportagem multimídia de forma tão ampla, ou até mais, quanto uma estante de biblioteca/livraria. 

 

Agradeço muito também aos meus pais, meu namorado e amigos próximos, que acompanharam de perto os momentos de desespero durante a produção deste projeto e sempre souberam dizer a coisa certa para me motivar (em especial a minha mãe que inventou a técnica de jogar a almofada do sofá no chão com força para descarregar as tensões e enfrentar o projeto). 

 

Agradeço especialmente às fontes desse trabalho, que me receberam com simpatia, tanto em suas casas como em suas webcam`s, e se dispuseram a contar suas histórias, memórias e conhecimentos. Sem vocês esse trabalho nunca teria existido, vocês são parte fundamental dele. 

 

Agradeço imensamente à UNIVALI e ao curso de Jornalismo por ter me proporcionado conhecer e aprender com professores incríveis durante a minha graduação. Cada um deles, sem exceção, contribuiu para a minha formação e a existência desse trabalho, seja inspirando ou instruindo. Em especial o meu orientador, Vinicius Batista, que  deu o suporte necessário em cada detalhe.

No mais, agradeço a Deus e ao poder das afirmações. Fazer um projeto de conclusão de curso não é fácil, e mesmo nos piores momentos, quando parecia que nada ia funcionar, eu mantinha minha fé e falava para mim mesma umas dez vezes por dia que ia dar tudo certo... E não é que deu! O pensamento é a força criadora e a conclusão desse projeto e da minha graduação é a prova de que sonhos se realizam sim, basta acreditar e fazer acontecer!

IMG_0830.jpg
Árvore decorada no Bairro da Barra. Imagem: Yasmim Primieri Kochhann